Mictório Unissex

Harry Potter: Problemas de continuidade merecem remake

Posted in Cinema, Crônicas, Texto by Igor on 13/12/2009

Eu sei que é cedo – aliás, muito cedo – para pensar em um remake pra série Harry Potter, mas nesse texto, vou expressar o que sinto sobre os erros de continuidade dos filmes da série e, tenho certeza que vocês concordarão.

Harry Potter e a Pedra Filosofal teve a dose perfeita de magia e, em horas sombrias, escuridão. Souberam separar as coisas, fazendo do filme um filme bom e entendível. Depois, em Câmara Secreta, Chris Columbus, o mesmo diretor de Pedra Filosofal, continuou esse modo de fotografia, atuação, iluminação, colocando elementos sombrios em momentos sombrios e elementos claros, que traziam alegria nos momentos normais porque, quem leu o livro sabe: Hogwarts é um lugar confortável, muito diferente de um castelo frio e sem amor, que se tornou depois de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban.

Tive a impressão de que a morte de Richard Harris acabou com a continuidade da série. Antes do fato, Hogwarts era o lugar mais feliz para se estar. Jogos de Quadribol aconteciam sob o sol, meninos não corriam atrás de meninas como se os hormônios pulassem de seus poros, Flitwick nada mais era do que um anão velho e desengonçado. Depois da morte, Flitwick virou um maestro em miniatura, que, supostamente dava aula de Feitiços, Dumbledore, aquela imagem amorosa e que adorava dar conselhos virou o Dumbledore, o cinzento, que fazia piadas e erguia as vestes para descer das escadas. Hogwarts virou um lugar frio, sombrio. Na verdade, Hogwarts virou o terceiro andar. Lugar escuro, não freqüentado por ninguém…

É claro que muitas coisas melhoraram. A fotografia, operação de câmera, efeitos visuais, evoluíram muito do terceiro filme pra frente. Os terrenos não planos de Hogwarts melhoraram o visual da escola, ela teve uma maquete, teve um perfil. Mas, ou fazem isso desde o começo, ou não fazem. Deveriam ter colocado Michael Gambon embaixo de uma barba BRANCA, não cinza. Com uma vestes ROXA, não cinza. Com CHAPÉU, não boina… Terem mudado esses detalhes, me fazem querer um remake continuista.

O quarto filme foi uma cagada total. O diretor, que eu nem sei o nome, foi atrás de fazer uma coisa cheia de ação e acabou mijando no filme todo. A última cena, a cena mais importante de toda a série, teve 20 minutos, num cenário de papelão, e efeitos noventistas para carólia. A única coisa que vale nos efeitos são as edições na cara de Ralph Fiennes, que ficaram geniais. O quinto… Ah, o quinto… O livro mais complicado acabou virando o filme mais non sense de toda a série. Profecia, KD? O filme todo foi sobre amor, paixão, tesão, meninas, beijos e esqueceu sobre a coisa que realmente estava em questão, A VOLTA DE VOLDEMORT! Foi, tipo, duas horas de problemas adolescentes e vinte minutos de profecia, Ministério, Voldemort versus Dumbledore – uma das lutas mais esperadas – e FIM. Acabou. Neville, whatever. Conversa entre Harry e Dumbledore, whatever. Tudo whatever!

O sexto filme foi bom. Teve muitos momentos divertidos, chamou a família pro cinema, teve doses de amor juvenil controladas, como a crise da Hermione, que foi uma das melhores cenas do filme e tal. Mas o problema foi o mesmo do quinto, “whateveraram” tudo que envolvia o Príncipe Mestiço, o DONO da história. Snape, que terá a maior importancia nos últimos filmes – último livro – sumiu. PUF! Como diria Slughorn bebado, que aliás, proporcionou as maiores e mais engraçadas cenas de humor da série.

Mas é, né? Os diretores não leram os livros, o roteirista adora usar a tesoura, os atores gostam de malhar, figurinista de mudar, e caster mudar ator que faz tal personagem… Porque, né? Quantas atrizes já fizeram o papel de Lilá Brown? 5, no mínimo. Uma pra cada filme. E também, não é? Um remake colocando um ATOR no lugar de Daniel Radcliffe, seria muito bom. Hehe!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: